quinta-feira, 24 de maio de 2007

2 - Primeiros passos em Ponte Nova 1998/2006

Desde que voltei à Ponte Nova, em agosto de 98, tento iniciar um movimento na cidade em prol do xadrez. Eu trazia a experiência dos vários eventos organizados em Gov. Valadares, onde morei por 15 anos e o amor pelo jogo.

No final de 2001 organizei um curso básico de xadrez no Esporte Clube Palmeirense. O evento, realizado em dois finais de semana, teve uma boa participação (entre 10 e 15 alunos), considerando o fato de ter sido restrito aos associados do clube.

No início de 2006 dei outro cursinho básico, desta vez a um grupo de crianças da APPC - Associação Pontenovense de Proteção à Criança, entidade filantrópica cujo objetivo é reintegrar a criança carente à sociedade.

Durante este período conheci algumas pessoas também apaixonadas pelo xadrez e dispostas a ajudar. Resolvi, então, reunir essas pessoas e ver o que podia ser feito. O encontro realizou-se em abril de 2006, e dele participaram: Alexsandro Hudson, Luciano V M Reis, Dr Walter Newman, José Nery Viana e Roberto C Braga. Nesta reunião definimos 3 pontos essenciais para o incremento do xadrez na cidade:

a) Local específico para a prática do jogo;
b) Divulgação - em toda área possível;
c) Arregimentação de aficionados, principalmente entre a garotada.

Uma das idéias surgidas na reunião, o xadrez na praça, foi colocada em prática durante algum tempo. Toda terça-feira à noite e aos domingos pela manhã a gente reunia-se no calçadão de Palmeiras para jogar xadrez. Com o passar do tempo o movimento foi esfriando e voltamos à estaca zero. As nossas lides diárias, compromissos profissionais, sociais e familiares impediam uma maior dedicação ao nosso projeto. Mas valeu a tentativa, durante esse tempo fizemos novos amigos e conseguimos novos parceiros. E o sonho não morreu, apenas hibernou!

Nenhum comentário: